segunda-feira, 3 de agosto de 2009


Depressão a doença da alma

(1º Reis 19.1,2) “O rei Acabe contou à sua esposa Jezabèl tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetas do deus Baal. Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado:
– Que os deuses me matem se até amanhã há esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas!”

Temos que entender que a depressão não é combatida com remédios e efeitos químicos, porque se trata de doença sentimental. (Salmo 42.5) “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença.”

Podemos entender nestes dois versículos que a alma é quem demonstra o sentimento de tristeza, ou sentimento de incapacites mediante a uma oposição.

As causas da depressão:
· Oposição
Vemos que Elias tomou atitudes que revelaram seu estado depressivo, sempre que estamos prestes a realizar algo importante para Deus enfrentamos investidas inesperadas da oposição (1º Pedro 5.8) “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”
Essas investidas inesperadas visam enfraquecer nossa confiança em Deus, e nos impedem no progresso da obra de Deus, isso nos trás um sentimento de frustração.

·
Frustração
Sentimento de incapacidade ou fracasso, faz com que nos percamos o animo e o interesse de viver, até parece que nos somos inúteis (1 Reis 19.4) “E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.”
Humanamente falando não somos diferentes do profeta (Tiago 5.17) “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós .

Fugir ou se esconder não é a solução para o problema, a solução para este problema é enfrentar usando as armas espirituais, oração e jejum (Mateus 9.15) “E disse-lhes Jesus: Podem, porventura, andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.”
Deus é soberano e nada ocorre sem a sua permissão , o crente que confia na soberania de Deus mesmo nos momentos difíceis como viveu Elias não irá se deprimir, mas descansará no Senhor (Mateus 19.26) “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.”

· Saindo da depressão
O Senhor nosso Deus restaura os nossos ânimos trazendo um alivio para a alma abatida, ( restauração física)Deus promoveu alimento e água para o profeta e em seguida lhe proporcionou um sono reparador (1º Reis 19.4,6) “E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 5E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.” (Salmo 113.14) “Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.”
É preciso ter uma mudança de comportamento e procurar o bem estar espiritual

Tenha um bom descanso, passe mais tempo com sua família, nunca fique sozinho, a melhor ajuda para o alto estima é o companheirismo, drogas remédio nunca vai curar problemas na alma somente quem pode restaurar um homem abatido é o poder de Deus, as drogas só deixa o individuo com efeitos de entorpecentes, depois que termina o efeito volta tudo de novo e a pessoa continua na mesma situação (1º Pedro 5.8) “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.

Não faça do templo de Deus estoque de drogas, pois aquele que destruir o santuário de Deus também será destruído, e nos sabemos que o templo e morada do espírito santo somos nós amém. Saber mais sobre o assunto acesse meu e-mail joseluizcarvalho@hotmail.com

4 comentários:

Mulheres Virtuosas disse...

Olá, vim agradecer sua visita em meu blog, que Deus o abençoe!
Realmente, a depressão não é só uma doença da alma, como também um sentimento que o diabo usa para fragilizar o ser humano.
Um abraço, na fé!

Cleonice Luiza Moreira de Sá disse...

É verdade a depressão é algo para tirar a paz mesmo.E este mal assola adultos, adolescentes e até crianças...é só Jesus na causa!

Gostei do seu blog, tornei-me seguidora, quando puder, façã-me uma visitinha.

Laguardia disse...

Off Topic

Ola

Em conjunto com o Blog o Mundo by Thaís, estamos lançando uma campanha de protesto virtual para o período de 07 a 20 de setembro.

Gostaríamos muito de contar com a sua participação e a dos seguidores de seu blog.

Esta é uma campanha de todos os brasileiros patriotas e não de um ou outro blog.

A campanha é de todos nós que queremos um país melhor para nossos filhos e netos.

Detalhes em http://omundobythais.blogspot.com/ ou http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/

Divulgue esta idéia.

O Brasil mais do que nunca precisa de você!

martins111 disse...

Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins. OU http://joaorevela.blogspot.com/