segunda-feira, 3 de agosto de 2009


Depressão a doença da alma

(1º Reis 19.1,2) “O rei Acabe contou à sua esposa Jezabèl tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetas do deus Baal. Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado:
– Que os deuses me matem se até amanhã há esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas!”

Temos que entender que a depressão não é combatida com remédios e efeitos químicos, porque se trata de doença sentimental. (Salmo 42.5) “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença.”

Podemos entender nestes dois versículos que a alma é quem demonstra o sentimento de tristeza, ou sentimento de incapacites mediante a uma oposição.

As causas da depressão:
· Oposição
Vemos que Elias tomou atitudes que revelaram seu estado depressivo, sempre que estamos prestes a realizar algo importante para Deus enfrentamos investidas inesperadas da oposição (1º Pedro 5.8) “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”
Essas investidas inesperadas visam enfraquecer nossa confiança em Deus, e nos impedem no progresso da obra de Deus, isso nos trás um sentimento de frustração.

·
Frustração
Sentimento de incapacidade ou fracasso, faz com que nos percamos o animo e o interesse de viver, até parece que nos somos inúteis (1 Reis 19.4) “E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.”
Humanamente falando não somos diferentes do profeta (Tiago 5.17) “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós .

Fugir ou se esconder não é a solução para o problema, a solução para este problema é enfrentar usando as armas espirituais, oração e jejum (Mateus 9.15) “E disse-lhes Jesus: Podem, porventura, andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.”
Deus é soberano e nada ocorre sem a sua permissão , o crente que confia na soberania de Deus mesmo nos momentos difíceis como viveu Elias não irá se deprimir, mas descansará no Senhor (Mateus 19.26) “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.”

· Saindo da depressão
O Senhor nosso Deus restaura os nossos ânimos trazendo um alivio para a alma abatida, ( restauração física)Deus promoveu alimento e água para o profeta e em seguida lhe proporcionou um sono reparador (1º Reis 19.4,6) “E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 5E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.” (Salmo 113.14) “Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.”
É preciso ter uma mudança de comportamento e procurar o bem estar espiritual

Tenha um bom descanso, passe mais tempo com sua família, nunca fique sozinho, a melhor ajuda para o alto estima é o companheirismo, drogas remédio nunca vai curar problemas na alma somente quem pode restaurar um homem abatido é o poder de Deus, as drogas só deixa o individuo com efeitos de entorpecentes, depois que termina o efeito volta tudo de novo e a pessoa continua na mesma situação (1º Pedro 5.8) “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.

Não faça do templo de Deus estoque de drogas, pois aquele que destruir o santuário de Deus também será destruído, e nos sabemos que o templo e morada do espírito santo somos nós amém. Saber mais sobre o assunto acesse meu e-mail joseluizcarvalho@hotmail.com

2 comentários:

Mulheres Virtuosas disse...

Olá, vim agradecer sua visita em meu blog, que Deus o abençoe!
Realmente, a depressão não é só uma doença da alma, como também um sentimento que o diabo usa para fragilizar o ser humano.
Um abraço, na fé!

Cleo e Sara disse...

É verdade a depressão é algo para tirar a paz mesmo.E este mal assola adultos, adolescentes e até crianças...é só Jesus na causa!

Gostei do seu blog, tornei-me seguidora, quando puder, façã-me uma visitinha.